COMO ESTUDAR - TÉCNICAS DE ESTUDO - Índice do Fórum
COMO ESTUDAR - TÉCNICAS DE ESTUDO
Prof. Rubens Godoy Sampaio PhD
  FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros    InstituiçôesInstituiçôes   Adquirir o CursoAdquirir o Curso  PerfilPerfil   Mensagens ParticularesMensagens Particulares   EntrarEntrar  
O Estudo e a Memória

 
Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    COMO ESTUDAR - TÉCNICAS DE ESTUDO - Índice do Fórum -> MODELOS DE AULA - ACESSO LIVRE
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Prof. Rubens



Registrado em: Agosto de 2003
Mensagens: 162

Localidade : TAUBATÉ/SP


Ajude-nos a melhorar nosso curso.
Participe de nossa avaliação sobre este tópico.
Excelente :
Ótimo :
Bom :
Ruim :
Péssimo :
Resultado
MensagemEnviada: Qui Ago 31, 2006 10:41 am
Enviar para seu email este tópico Imprimir este tópico Responder com Citação
Assunto: O Estudo e a Memória

MEMÓRIA

Orientação:
Tempo aproximado: 15 minutos

Conteúdo: texto

Tarefas: Três questões.

Objetivos deste fórum:
1. Melhorar sua capacidade de memorização.
2. Indicar técnicas de memorização
3. Rever os tópicos anteriores, mais relevantes e relacionados com a MEMÓRIA.
Revisão: Antes de encerrar a atividade e passar para outro tópico faça mentalmente uma revisão do que você compreendeu deste tópico.


Citação:
As TÉCNICAS são ações diárias que devem ser realizadas diretamente no momento de estudo. As TÉCNICAS são realizadas na hora do estudo. As TÉCNICAS, quando utilizadas têm efeito IMEDIATO.

As Técnicas relativas às Bases Mentais são as seguintes
1. Relaxamento
2. Concentração
3. Memória
4. Leitura
5. Emoção


Tópicos deste fórum:

Wink Introdução: Introdução: Memória e Aprendizagem
Wink 1. Condições ambientais adequadas
Wink 2. Estou com sono? Estou legal para estudar?
Wink 3. Relacionar a novidade com algo que você já sabe
Wink 4. Fazer anotações
Wink 5. Antes de começar, rever a matéria anterior
Wink 6. Estudar um pouco e rever, estudar mais um pouco e rever.
Wink 7. Os intervalos: você aprende mais no começo e no fim!
Wink 8. Aprofundamento do livro COMO ESTUDAR 1000 DICAS ...


_________________________________________________________________

Wink Introdução: Memória e Aprendizagem
Memória e Aprendizagem são duas coisas diferentes. Há pessoas que possuem uma capacidade de memorizar absolutamente fantástica, mas nem por isso são inteligentes e competentes.

Há pessoas que conseguem decorar a lista telefônica e sabem o CEP de todas as cidades e ruas dos Estados Unidos. Há pessoas que decoram centenas de livros. Apesar da memória absoluta, as pessoas com estas características às vezes vivem com outras debilidades nitidamente patológicas. Memória não é sinal de inteligência.
Quando eu estava na oitava série o professor de química fez com que toda a sala decorasse a tabela periódica. 20 anos depois eu ainda sei a tabela periódica decorada. Mas isto não me serve de nada.

Ainda que memorizar e aprender sejam coisas diferentes, a memória como o armazenamento de informações e capacidade de recuperar estas informações tem importância fundamental na vida do estudante e no processo de aprendizagem.

A informação decorada e sem conexão com algo que seja relevante é “decoreba”. É informação que “ocupa espaço” e que ao mesmo tempo é inútil.

A informação memorizada e que tem valor é aquela informação que está relacionada com outras coisas que você já sabe.

Tudo que você sabe, tudo que você conhece deve ser uma rede para “aprisionar” outras informações, para enganchar outros conceitos. Se alguma novidade que você aprender hoje estiver relacionada com algo que você já sabe, a novidade será armazenada com muito mais facilidade.

O mias importante é o seguinte: aquilo que você memorizar precisa tornar-se em algo aprendido. A capacidade de memorizar é um passo para a aprendizagem.

Portanto, assim como dissemos no tópico da CONCENTRAÇÃO a MEMORIZAÇÃO e a APRENDIZAGEM são o RESULTADO de tudo que fizemos até agora.

Então vamos às técnicas...
________________________________________________________________



Wink 1. Condições ambientais adequadas
Não se esqueça de criar todas as condições ambientais necessárias para favorecer seu processo de aprendizagem: ambiente agradável... material reunido... já falamos de tudo isto.
________________________________________________________________


Wink 2. Estou com sono? Estou legal para estudar?
Se você quiser estudar toda a matéria na véspera, estudando de madrugada, 10 horas seguidas de estudo, à base de guaraná em pó e café... Pode esquecer. Isto não funciona. você vai se esforçar muito, vai fazer mal para a sua saúde e terá resultados mínimos. Desperdiçará seu tempo.

Na hora que você for estudar, seu cérebro precisa estar descansado, relaxado, sem sono.
Na hora do estudo faça as seguintes perguntas: Estou legal? Estou sem sono? Estou atento? “Não dê murro em ponta de faca”. Só comece a estudar quando você estiver em condições físicas adequadas.

Não dá para nadar e correr de barriga cheia. Não dá para dirigir com sono. Não dá para dançar com a perna quebrada. NÃO DÁ PARA ESTUDAR COM SONO E CANSADO.

Estudar não é algo que se faça de qualquer jeito.
________________________________________________________________

Wink 3. Relacionar a novidade com algo que você já sabe
Pergunte-se: o que eu já sei a respeito disto?
Quando você for estudar a primeira coisa que você precisa ter em mente é uma questão: O QUE É QUE EU JÁ SEI A RESPEITO DESTE ASSUNTO QUE VOU ESTUDAR AGORA??

Na hora que você começar a estudar se pergunte: Pergunte-se: o que eu já sei a respeito disto? Anote.

Esta é a grande pergunta... pois tudo que você souber e que esteja relacionado com a novidade servirá de rede para capturar, magnetizar e sobretudo organizar a nova informação.

Então a técnica é simples. Basta perguntar-se a si mesmo... o que eu já sei sobre este assunto? Aquilo que você já souber, será, provavelmente, o gancho para as coisas novas.
________________________________________________________________

Wink4. Fazer anotações

ANOTAR é uma forma de fixar a informação. Mas você está fixando a informação num pedaço de papel e não no cérebro. Mas já é alguma coisa.

A memória serve para armazenarmos informações e depois recuperá-la. O pedaço de papel anotado tem a mesma função. Armazenar a informação no papel e depois recuperá-la.

Seja lá o que você tiver que aprender através de aulas, de leituras ou de exercícios, faça ANOTAÇÕES para facilitar sua fixação e sua assimilação do conteúdo novo.

Na hora do estudo lembre-se dos seguintes pontos:
1. anote a aula
2. anote pontos importantes da leitura
3. anote suas dúvidas.

Para você anotar qualquer coisa em primeiro lugar você precisa ouvir ou ler a informação. Esta informação será processada pelo seu cérebro, passará pelo seu cérebro e em seguida, através de suas mãos parassará para o papel. Se você anotou, você garantiu a ocorrência de um processo completo de ENTRADA (INPUT) E SAÍDA (OUTPUT) da informação. Você internalizou a informação, ela foi procesada pelo seu cérebro e depois você colocou-a no papel.

Se você conseguiu anotar significa que a informação foi captada pela sua ATENÇÃO.

Fazendo isto impedimos aquela situação ilustrada pela expressão popular ENTROU POR UM OUVIDO E SAIU PELO OUTRO... como se a informação não tivesse passado pelo cérebro. Como se entre um ouvido e outro existisse um caminho vazio por onde o vento e o som passam sem nenhum obstáculo.
________________________________________________________________

Wink 5. Antes de começar, rever a matéria anterior.
Antes de iniciar o estudo de uma nova matéria, dê uma rápida olhada na matéria anterior. Não adianta ter pressa. Se você fizer uma pequena revisão agora, lá na frente você ganhará horas de estudo. Se você não fizer a revisão você terá que estudar a matéria antiga como se fosse matéria totalmente nova.
Em sala de aula é possível verificar como a grande maioria dos alunos não se lembra da disciplina que foi ministrada na semana anterior. Faz apenas uma semana e ninguém lembra da matéria ensinada. Imagine só quando der um mês. Toda a matéria que já foi ensinada em sala de aula será considerada matéria nova pelo aluno que já não se lembra de nada.

A técnica aqui é simples... antes de passar para a matéria nova, dê um abreve olhada naquilo que já foi estudado sobre esta disciplina.

Em sala de aula, antes do professor começar a ensinar, reveja o que ele deu na aula anterior.

Wink 6. Estudar um pouco e rever, estudar mais um pouco e rever.
Imagine se você ficasse uma semana sem comer. E no domingo à noite você resolvesse comer toda a comida da semana em apenas algumas horas. Seu estômago não consegue armazenar e digerir tanta comida.

É exatamente a mesma coisa com o cérebro. Muita gente fica sem estudar um mês. E na véspera da prova tenta enfiar UM MÊS DE INFORMAÇÕES NO CÉREBRO dentro de apenas algumas horas. O cérebro não consegue “digerir”, assimilar, fixar tanta esta enxurrada de informações.

As técnicas são simples:
Shocked A revisão diária e imediata é o segredo do milagre! Você estudou 50 minutos... estude mais 10 minutos para rever aquilo que acabou de ser estudado. Revisão é repetição. E repetição gera fixação.
Shocked Faça revisões diárias, mensais e semestrais da matéria. Em 10 minutos você revisa 2 horas de aula ou de leitura. Em uma manhã você revisa a matéria de toda a semana. Faça revisões nos intervalos de aula, no ônibus, nas filas de banco, nas salas de espera, no banheiro...

Estudo de caso:
A Associação e as técnicas de memorização

- Olá Professor Rubens. Eu comprei um destes livros de Leitura Dinâmica e Memorização. Isto pode me ajudar?
- Alcides, este livro não vai atrapalhar. Mas eles não fazem milagres.
- Por quê?
- Estes cursos de memorização ensinam que um dos melhores instrumentos para memorizar qualquer coisa é a ASSOCIAÇÃO. E eles estão certos.
- Então tudo bem, não é?
- Mais ou menos... E digo mais ou menos porque você vai aprender a associar palavras soltas com números e letras. Estes cursos ensinam a decorar datas, nomes, listas de palavras. E como eu já disse o que você precisa fazer é ASSOCIAR um conteúdo já sabido com um conteúdo que precisa ser aprendido. O conhecimento é relação. Pensar e raciocinar é estabelecer relações.
- Em minha sala de aula, o sujeito que vendeu o livro e que também vendia o curso decorou 30 palavras de trás para frente, de frente para trás... e fez um show.
- Estas técnicas de memorização são boas para algum tipo de concurso de memória ou para algum show de memória. E certamente podem ajudar o estudante. Mas a questão é a seguinte: a APRENDIZAGEM EFETIVA não tem como base o tipo de procedimento sugerido por eles de associação entre palavras e números. Tudo que você aprende sobre Leis, Direito, Jurisprudência deve estar relacionado entre si, com a sua experiência e com seus interesses; e não com números e palavras soltas sem conexão alguma. De que adianta saber 30 palavras soltas de trás para frente?
- Então estes cursos não adiantam nada?
- Não foi isto que eu disse. Se você tiver que estudar matemática, como é que você vai usar aquilo. Estudando matemática você precisa entender as fórmulas, interpretar os problemas e resolver exercícios repetidamente. Pode até ser que estas técncias ajudem decorar uma ou outra fórmula, mas não será muito mais do que isto.
- E a leitura dinâmica?
- Sobre a leitura dinâmica que vem neste pacote de cursos falaremos mais adiante no tópico sobre a leitura. Minha sugestão... já que você comprou o livro é que você o leia. E utilize-o o mais que puder. Mas fique atento, pois a base da aprendizagem não está sobre aqueles fundamentos.
- Está bem.
- Os procedimentos que estamos ensinando aqui não têm nada de miraculosos e mágicos. São procedimentos óbvios, sensatos e que devem ser seguidos com regularidade.
- Mas o senhor disse que a revisão faz milagres!
- É o jeito de afirmar que a REVISÃO da matéria é uma das ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E TÉCNICAS MAIS IMPORTANTES E EFICAZES. E se você fizer as revisões tal como estamos sugerindo, você certamente perceberá seus resultados crescerem.

________________________________________________________________

Wink 7. Os intervalos: você aprende mais no começo e no fim!

Esquema 1 - 30 minutos de estudo + 10 minutos de intervalo + 20 minutos de estudo
Esquema 2 – 60 minutos de estudo.

Qual destes dois esquemas de estudo é o melhor? O esquema 1 ou o esquema 2?
Sem dúvida alguma é o ESQUEMA 1. Depois do intervalo você aproveitará muito melhor os 20 minutos restantes. Sem o intervalo seu aproveitamento vai caindo.

Em estudos e experiências sobre a memória é facilmente detectável que as informações fixadas com mais eficácia são aquelas apresentadas no início da aula e no fim da aula. São aquelas lidas no começo do texto e no fim do texto. As informações que ficam no meio, elas ficam meio embaralhadas e se perdem com mais facilidade.

Se você estuda 60 minutos direto, você fixará com mais facilidade o conteúdo estudado no começo e no fim do período ( nos 15 primeiros minutos e nos quinze minutos finais).

Se você faz uma interrupção, você aproveita mais o início e o fim do primeiro período. Depois você volta mais disposto, mais descansado e aproveita melhor o início do segundo período de estudo e o fim do segundo perídodo.

Quando você faz estes pequenos intervalos você não está perdendo tempo. você está dando tempo para o seu cérebro “digerir”, processar a informação com mais tranquilidade e mais eficácia.


________________________________________________________________
Wink 8. Aprofundamento do livro COMO ESTUDAR 1000 DICAS ...
Orientação:
Shocked A compreensão é fundamental para a fixação. É muito difícil fixar a matéria sem compreendê-la. Fixação sem compreensão é “decoreba”. A aprendizagem (fixação) depende da compreensão. E para facilitar a fixação é importante que se faça a revisão.

Shocked Dormir bem é essencial para a memória. Você precisa dormir o tempo necessário. Nunca diminua seu tempo de sono para estudar mais. Se você estiver descansado você irá aprender com mais rapidez.

Shocked Os exercícios físicos melhoram a sua capacidade de memorizar.

Shocked Não tome “remédios” para melhorar sua memória. Para melhorar a memorização é necessário estudar devagar e sem pressa. Para melhorar a memorização é necessário compreender a matéria estudada. Para melhorar a memorização é necessário fazer revisões da matéria estudada.

Shocked Os famosos cursos de memorização não adiantam quase nada. Nestes cursos você aprende a memorizar números de telefone, datas e outras coisas mais que se encontram nas listas telefônicas e nos livros de história. Você precisa compreender a matéria e não decorá-la com mais facilidade. Noventa por cento das pessoas que fazem estes cursos saem desapontadas.

Shocked Faça associações com os temas estudados. A memória cresce à medida que você faz ganchos com outras informações. A recuperação dos dados se faz através de reconstrução e não de reprodução. Com bons “ganchos” você conseguirá resgatar e reconstruir tudo que você quiser.

Shocked É mais fácil memorizar se houver algum tipo de elemento emocional associado ao conteúdo armazenado que deverá ser recuperado. O conteúdo associado a uma emoção é mais facilmente armazenado e recuperado. Faça anotações coloridas, com canetas coloridas, lápis coloridos nos textos que forem de sua propriedade. Faça gráficos coloridos em forma de organograma, ou em forma de teia de aranha.

Shocked Estude ouvindo música barroca. A música barroca ajuda você a entrar na freqüência adequada para o estudo. Você associará a emoção causada pela música à matéria estudada. Se você relembrar a emoção ou a música, você terá facilidade para “puxar” a informação memorizada.

Shocked Perceba a importância do assunto estudado. A memória é seletiva. Seu cérebro só guarda o que ele considera importante. Durante o sono ele fará a triagem. Se enquanto você estuda, nada lhe parece importante, tudo que você estudou será descartado. Após uma hora de leitura você esquece 56% do que estudou. Após nove horas você esquece mais 8%. Após dois dias você esquece mais 6%. Após um mês você esquece mais 7%.

Shocked Estude fazendo intervalos. Não estude mais do que uma hora seguida. Você se lembra com mais facilidade do início e do fim da matéria estudada. Faça intervalos de 5 a 15 minutos.

============================================================


RECAPITULANDO

Tópicos deste fórum:

Wink Introdução: Introdução: Memória e Aprendizagem
Wink 1. Condições ambientais adequadas
Wink 2. Estou com sono? Estou legal para estudar?
Wink 3. Relacionar a novidade com algo que você já sabe
Wink 4. Fazer anotações
Wink 5. Antes de começar, rever a matéria anterior
Wink 6. Estudar um pouco e rever, estudar mais um pouco e rever.
Wink 7. Os intervalos: você aprende mais no começo e no fim!
Wink 8. Aprofundamento do livro COMO ESTUDAR 1000 DICAS ...


_________________________________________________________________

Exercício:

1. Responda neste fórum quais as áreas nas quais você tem mais facilidade para aprender.
2. Se você acha que tem dificuldades para memorizar, onde você acha que pode estar a sua dificuldade.


Revisão: Antes de encerrar a atividade e passar para outro tópico faça mentalmente uma revisão do que você compreendeu deste tópico.

Para comentar este texto ou responder as perguntas clique em RESPONDER e faça os seus comentários ou exercícios. Obrigado!


Exclamation Não se esqueça de fazer a avaliação deste tópico.
Desta forma você poderá ajudar no aprimoramento deste nosso curso
e com isto ajudar outros colegas!
Exclamation


Exclamation Para INDICAR este tópico para algum amigo,
pressione o botão INDICAR e envie este conteúdo para quem desejar
Exclamation


Copyright © 2005 by Rubens Godoy Sampaio Ph.D. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. INPI.www.copyright.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    COMO ESTUDAR - TÉCNICAS DE ESTUDO - Índice do Fórum -> MODELOS DE AULA - ACESSO LIVRE Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB